Veja como a parceria com o selo eureciclo auxiliou a Arezzo&Co no desafio de englobar, no seu ciclo de sustentabilidade, a compensação ambiental das embalagens de todas as suas marcas e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sobre a Arezzo&Co

A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Com 47 anos de história, comercializa atualmente mais de 13,5 milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios. Possui seis marcas com produtos que se destacam pela qualidade, design, conforto e inovação. Sempre buscando inovação e transparência, a Arezzo&Co desenvolve anualmente seu relatório de sustentabilidade para divulgar as ações em suas lojas e centros de distribuição, relacionados aos resíduos dos produtos.

Resultados com o selo eureciclo

  • Incentivou a coleta, a triagem e a destinação de massas proporcionais aos materiais da embalagem de seus produto: 22% do papel.
  • Resíduos compensados pelas cooperativas: 867.830 Kg de papel.
  • A empresa beneficiou 21 operadores de reciclagem em 17 estados: AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RO, RS e SP.

Os desafios da marca

1 – Garantir a compensação ambiental das embalagens de todas as marcas do grupo;

2 – Comunicar sobre as ações de sustentabilidade aos consumidores, cada vez mais exigentes;

3 – Garantir impacto social e ambiental positivos;

4 – Atender à legislação ambiental (PNRS) em todo o Brasil;

5 – Encontrar uma solução financeiramente sustentável.

Duas mulheres conversando sobre um produto da Arezzo&Co.

Como o selo contribuiu

1 – Realizamos a compensação ambiental das embalagens de todas as marcas, respeitando a distribuição de vendas pelo Brasil e a meta de reciclagem nacional (22%);

2 – A marca passou a utilizar o selo eureciclo nas embalagens e mídias sociais de todas as marcas do grupo, garantindo uma comunicação direta com os consumidores conscientes;

3 – Disponibilizamos periodicamente o Relatório de Impacto Socioambiental e garantias do incentivo à cadeia de reciclagem;

4 – Oferecemos consultorias a fim de auxiliar a marca a reportar seus resultados aos órgãos reguladores sempre que necessário;

5 – Oferecemos uma solução acessível, que atende os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Como a sustentabilidade pode gerar valor para as marcas?

Além da parceria com a eureciclo, os colaboradores e franqueados de Arezzo&Co começaram a se engajar ainda mais com o tema da sustentabilidade e pudemos observar a geração de valor em diferentes frentes, sendo algumas delas:

  • Inspirações para o redesign de embalagens para períodos de liquidação das marcas, possibilitando a diminuição da gramatura de sacolas e custo de fabricação;
  • Ações de logística reversa dos produtos (sapatos) em lojas das marcas;
  • Palestra para fabricantes, franqueados e colaboradores (600+ pessoas), apresentando o modelo de trabalho e comunicação do selo eureciclo;
  • Inspirações para design de novas embalagens, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos, ter a possibilidade de reutilização pelo consumidor e/ou marca, e de alcançar alto nível de reciclabilidade. O resultado foi utilizar caixas dobráveis, sem qualquer tipo de cola; podem ser reutilizadas para a venda dos sapatos de 3 a 4 vezes pela marca;
  • Vídeos para o público interno da marca feitos pela eureciclo para explicar a parceria e respondendo dúvidas de reciclagem dos colaboradores.
Homem branco de camiseta preta mostrando o bottom com o selo eureciclo.

Ações de marketing e engajamento

Vídeos educativos sobre a parceria Arezzo&Co e eureciclo e respondendo dúvidas de reciclagem dos colaboradores:

Mulher branca com roupa florida e cabelo castanho conversando com a camera.

Participação da Arezzo&Co no banco de imagens da eureciclo representando as marcas que carregam o nosso sorriso:

Pessoa segurando uma sacola branca e uma sacola vermelha da Arezzo&Co com o selo eureciclo.