Aussie foi fundada em 1979 pelo norte-americano Tom Redmont, um experiente cabeleireiro profissional que, durante uma visita à Austrália, sentiu-se inspirado para criar produtos de hair care por meio dos exóticos ingredientes naturais encontrados no país. A marca já ganhou diversos prêmios importantes do mercado beauty, conquistando ainda mais espaço depois de ter sido adquirida pela Procter & Gamble, em 2001. Com o objetivo de valorizar a performance dos cabelos e especializada em uma hidratação que não deixa o cabelo pesado, Aussie facilita a rotina de beleza das mulheres e é hoje altamente desejada e respeitada por editores de moda e profissionais de beleza do mundo todo.

Herbal Essences nasceu nos anos 70 como uma das primeiras marcas de produtos para cabelo inspiradas na natureza. São 50 anos e, desde o início, a marca tem como pesquisa os segredos mais profundos da natureza, que servem de inspiração para criar produtos de alta qualidade com intenção e propósito. Tudo o que a Herbal Essences faz é pensado para as mulheres e seus anseios para com os seus cabelos, deixando-as ainda mais próximas dessa realização. Marca com 90% de ingredientes de origem natural, botânicos reais – certificados pelo Jardim Botânico Real, Kew – cruelty-free, com o dobro de compensação ambiental das embalagens e fórmulas livres de parabenos e corantes.

Head & Shoulders começou a ser desenvolvida em 1949, em que o engenheiro químico e bacteriologista John Parran Jr, teve a oportunidade de entrar na Procter & Gamble com o grande desafio de livrar o mundo da caspa. Apenas em 1961, após várias tentativas e experimentos, sua equipe desenvolveu um composto potente de zinco que removeu de forma comprovada a caspa. Hoje, sessenta anos mais tarde, Head & Shoulders tem o shampoo mais vendido do mundo, impulsionado pelo objetivo de que todos merecem um cabelo inacreditável e, para isso, é importante manter um couro cabeludo saudável.

Sobre as marcas da P&G

A Aussie é uma marca vegana adquirida pela Procter & Gamble, em 2001, é cruelty-free, e realiza o dobro de compensação ambiental das embalagens. Possui fórmulas livres de parabenos e corantes – “Hidratação que não pesa no cabelo nem no meio ambiente.” A Herbal Essences é uma marca com 90% de ingredientes de origem natural, botânicos reais – certificados pelo Jardim Botânico Real, Kew – cruelty-free, com o dobro de compensação ambiental das embalagens e fórmulas livres de parabenos e corantes. A Head & Shoulders é hoje o shampoo mais vendido do mundo, impulsionado pelo objetivo de que todos merecem um cabelo inacreditável e, para isso, é importante manter um couro cabeludo saudável.

Resultados com o selo eureciclo

  • Aussie e Herbal Essences se comprometem a compensar 200% das embalagens comercializadas;
  • Head&Shoulders investe na reciclagem de 100% das embalagens equivalentes inseridas no mercado;
  • A iniciativa das 3 marcas possui abrangência nacional, impactando as 5 regiões dos país.

Os desafios da marca

1 – Ter uma ação efetiva para minimizar o impacto do uso de embalagens e gerar uma ação de responsabilidade socioambiental;

2 – Manter um canal aberto com os consumidores e alcançar os diferentes públicos das 3 marcas, demonstrando o quanto é importante contribuir com o descarte correto das embalagens;

3 – Encontrar uma solução que tivesse rastreabilidade, já que os consumidores são exigentes e querem a comprovação de que as ações realmente ajudaram a minimizar o impacto ambiental de sustentabilidade;

4 – Encontrar uma solução financeiramente viável para as 3 marcas.

Como o selo contribuiu

1 – Realizamos a compensação ambiental de 100 e 200% das embalagens (reciclagem da mesma massa e material) com centrais de triagem de recicláveis parceiros;

2 – As marcas passaram a utilizar o selo eureciclo nas embalagens e nas comunicações digitais, comunicando assim a sua iniciativa de responsabilidade socioambiental a partir do investimento na cadeia de reciclagem;

3 – Disponibilizamos relatórios de impacto socioambientais, comprovando as compensações e mostrando seu impacto social;

4 – Oferecemos uma solução financeiramente viável para a marca.

Como a sustentabilidade pode gerar valor para as marcas?

“Estamos em uma jornada contínua de sustentabilidade em nossas marcas para que, com um passo de cada vez, possamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio a longo prazo. Por isso, projetos de logística reversa como esse com a eureciclo são fundamentais, uma vez que mostram como a inovação, que é um dos pilares da P&G, pode ser uma forte aliada ao movimento de consciência ambiental e cuidado com o nosso planeta”.

Isabella Zakzuk, Diretora Sênior de Operações de Marcas e líder da categoria de beleza da P&G Brasil.

As 3 marcas da P&G inclusive, vão além do que a legislação exige e promovem impacto positivo para o meio ambiente.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas precisam se responsabilizar ao menos por 22% dos resíduos pós-consumo inseridos no mercado.

No caso da Aussie e da Herbal Essences, que optaram pelo selo de 200%, ambas as marcas estão contribuindo com uma ação regenerativa, pois o investimento significa que serão encaminhadas para a reciclagem o dobro da massa de suas embalagens.

Já a Head&Shoulders compensa a mesma massa de embalagens inseridas no mercado. Isso quer dizer que a marca também vai além da obrigação legal e ainda, neutraliza o seu impacto no meio ambiente.

Desse modo, as iniciativas das 3 marcas estão alinhadas ao compromisso da P&G com o planeta e com a estruturação da cadeia de reciclagem, pois uma renda adicional é repassada diretamente para centrais de triagem de recicláveis em todo o país.

Ações de marketing e engajamento

Publicação no LinkedIn da CEO da P&G para comunicar o investimento na reciclagem.

Print da postagem de divulgação da parceria entre P&G e eureciclo.

Posts nas redes sociais das 3 marcas anunciando a parceria.

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Vídeos explicando mais detalhes sobre a parceria, com a participação do time eureciclo, e temática do consumo consciente.

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Live com a participação de embaixadores da Aussie, o casal @welove casal.

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Vídeo em parceria com a influenciadora @thaynaraog.

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