Conheça o case da Qualy, primeira marca de margarina a compensar a massa equivalente a 100% das embalagens de polipropileno (PP) comercializadas.

Sobre a Qualy

A Qualy surgiu em 1991 com a missão de levar mais sabor e qualidade de vida para as famílias brasileiras. Assim se tornou a margarina mais querida e mais vendida do Brasil.

Resultados com o selo eureciclo

  • Objetivo de compensar 8 mil toneladas de polipropileno.
  • 8 mil toneladas equivalem a 7 Cristos Redentores.
  • Com a parceria, a Qualy se torna a primeira marca de margarinas a investir na reciclagem de 100% das embalagens equivalentes comercializadas.

Os desafios da marca

1 – Ter uma ação efetiva para minimizar o impacto do uso de embalagens. As embalagens já eram 100% recicláveis e agora, embalagens equivalentes serão de fato encaminhadas à reciclagem;

2 – Ter uma comunicação de simples entendimento com o consumidor, tanto para comunicar a parceria quanto para engajá-los a cumprirem também com o descarte correto das embalagens;

3 – Encontrar uma solução que tivesse rastreabilidade, já que os consumidores são exigentes e querem a comprovação de que as ações realmente ajudaram a minimizar o impacto ambiental de sustentabilidade;

4 – Encontrar uma solução financeiramente viável para a marca.

Como o selo contribuiu

1 – Realizamos a compensação ambiental de 100% das embalagens (reciclagem da mesma massa e material) com centrais de triagem de recicláveis parceiros;

2 – Disponibilizamos relatórios de impacto socioambientais, comprovando as compensações e mostrando seu impacto social;

3 – Oferecemos uma solução financeiramente viável para a marca;

4 – Assessoria de marketing no tema e na campanha com o selo eureciclo.

Como a sustentabilidade pode gerar valor para as marcas?

Uma parcela significativa da estratégia de sustentabilidade do grupo BRF, detentora da marca Qualy, diz respeito às embalagens e aos resíduos sólidos.

Como parte do seu Plano de Sustentabilidade, a meta da Companhia é ter 100% das suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.

As iniciativas em sustentabilidade e ESG fortalecem o compromisso da marca com o planeta e com os consumidores.

Como a Qualy vende cerca de 50 mil unidades de margarina a cada hora, diversas famílias e pessoas têm a oportunidade em mãos de repensarem seus hábitos e contribuírem com o descarte correto de embalagens, por exemplo.

Assim, cita Aline Alexandrino, gerente executiva da Qualy, em uma entrevista exclusiva concedida à Época Negócios: “Então, além do aporte financeiro, é importante também todo o trabalho de divulgação e conscientização que Qualy está fazendo e esse não é o primeiro projeto nesse sentido. Por isso, acho que agora conseguimos materializar a nossa intenção através dessa parceria com a eureciclo.”

É válido lembrar que a partir do investimento da Qualy na compensação ambiental, diversas centrais de triagem de recicláveis serão beneficiados com a renda adicional dos certificados de reciclagem, por isso é possível “mudar o mundo, um pote por vez”!

Ações de marketing e engajamento

Landing page exclusiva sobre a parceria Qualy e eureciclo.

Banner da landing page de divulgação da parceria.

Posts nas redes sociais para consolidar a iniciativa de compensação ambiental.

Print da postagem de divulgação da parceria.
Print da postagem de divulgação da parceria.
Print da postagem de divulgação da parceria.
Print da postagem de divulgação da parceria.
Print da postagem de divulgação da parceria.

Vídeo comunicando a parceria em formato interativo.

Print do selo eureciclo na página da Qualy.