Pepsico + eureciclo

Estruturando a cadeia de reciclagem do BOPP

Compromisso com a reinserção de embalagens

A parceria eureciclo & PespiCo nasceu para desenvolver uma solução para a recuperação de plásticos complexos, como o BOPP (polipropileno biorientado), utilizado em embalagens flexíveis como as de salgadinhos, reduzindo o volume do material destinado aos aterros.

Por meio dessa colaboração iniciada em 2022, a PepsiCo conseguiu recuperar 100% do volume de plástico BOPP que foi lançado no mercado nos anos de 2021 e 2022.

Afinal, quais são os desafios da cadeia do BOPP e por que precisamos estruturá-la?

Este tipo de plástico misto, utilizado em combinação com outros materiais para melhorar suas propriedades, resulta em embalagens compostas. A presença de múltiplos materiais torna a separação e a reciclagem desses itens complexa e cara.

Por todos esses fatores, o material não possui um fluxo consolidado de reaproveitamento e acaba tendo como destino final os aterros sanitários. 

Uma solução inovadora para um problema complexo

Nossa solução inclui o BOPP no Combustível Derivado de Resíduos Urbanos (CDRU), aproveitando sua energia na indústria cimenteira no lugar do coque de petróleo.

O objetivo é recuperar o material com escala e viabilidade econômica, e gradualmente aumentar o material físico recuperado para a reciclagem, reduzindo o percentual desviado dos aterros pelo coprocessamento.

Além disso, tivemos sucesso nos testes de reciclagem avançada das embalagens de salgadinho, junto à Deink, com recuperação total do plástico para uso em novas emabalagens. 

Como o projeto está hoje 

+23 mil toneladas recuperadas

06 estados envolvidos: AM, GO, MS, PE, SP e PB

15 cooperativas e operadores impactados desde 2022

O que diz quem transforma com a gente

“Essa foi uma solução alternativa à reciclagem deste tipo de plástico e que traz ganhos ambientais monumentais, porque o BOPP hoje ainda é um resíduo de reciclagem complexa na cadeia produtiva. Por meio desse processo, que chamamos de coprocessamento, o material ganha um novo uso.”

Bruno Guerreiro, Gerente de Operações de Sustentabilidade Global

Transformar é poder: Prêmio Plástico Sul

 

O projeto também foi reconhecido externamente: recebemos o prêmio ouro na categoria “Logística Reversa” do Prêmio Plástico Sul 2024, pela estruturação da cadeia de reciclagem de plásticos flexíveis.

Juntos estamos construindo um futuro mais sustentável!

Veja o vídeo institucional do projeto!