Qualy + eureciclo

Estruturando a cadeia do Plástico Polipropileno (PP)

Mudando o mundo um pote por vez

A parceria eureciclo & Qualy fez da marca da BRF uma das empresas pioneiras no Brasil a desenvolver a cadeia de reciclagem através de subtipos de materiais com o polipropileno (PP), um dos polímeros termoplásticos existentes no mercado, além de se consolidar como a primeira marca de margarina a compensar 100% de suas embalagens em âmbito nacional.

O projeto

Fase 1 - Planejamento

  • Mapeamento da demanda de PP 
  • Mapeamento dos atores da cadeia do PP (centrais de triagem, recicladores, parceiros etc.)
  • Diagnóstico do perfil de adequação das centrais à cadeia
  • Mapeamento dos gargalos da cadeia

Fase 2 - Formalização da estratégia

  • Identificação de alternativas de soluções
  • Apresentação de proposta para as centrais
  • Formalização de cronograma por central de triagem e assinatura de contratos
  • Parcerias com recicladores

Fase 3 - Implementação

  • Conexão das centrais com o reciclador parceiro
  • Operação assistida (acompanhamento das cargas de PP)
  • Monitoramento de compensações e pagamentos

Fase 4 - Manutenção e Expansão

  • Operação assistida (acompanhamento das cargas, monitoramento e pagamentos)
  • Ampliação da rede de operadores parceiros e Estados de atuação
  • Apoio às operações com conexões aos recicladores, formalização da cadeia e parcerias.

Mapear para estruturar 

Foram identificadas 54 centrais parceiras da eureciclo (operadores privados e organizações de catadores) que trabalham com plástico PP.

66% identificavam o PP parcial ou integralmente nas notas de saída/entrada

Perfil: interessados em aumentar o volume triado, pois o material representa parcela importante da renda. 

Ação: engajar no projeto e formalizar o incentivo financeiro do certificado de PP, com o objetivo de auxiliar na estruturação da cadeia do material e aumentar a capacidade operacional.

33% não identificavam o PP nas saídas e/ou entradas

Perfil: interessados em adequar as notas fiscais para vender o PP separadamente.

Ação: fornecer treinamentos e orientações para adequação das notas e realizar a conexão com recicladores.

Afinal, quais são os desafios da cadeia do PP e por que precisamos estruturá-la?

  • Não identificação do tipo do material nas notas fiscais
  • Restrição de ganhos de escala na estruturação da cadeia do PP em nível nacional
  • Ausência de compradores para todos os tipos de PP
  • Flutuabilidade do mercado (oferta, demanda, preço de comercialização)
  • Falta de incentivo para segregar PP do plástico geral (dificuldade de
  • comercialização, instabilidade dos compradores, competição entre as centrais)
  • Dificuldades e custos altos na captação e triagem do material (por ex. alta
  • taxa de impureza) quando comparado a outros plásticos
  • Informalidade de fornecedores e compradores do material (não emissão de NF)

Como resolvemos?

1. Mobilização da rede

Engajamento de 60 centrais de triagem participantes da rede eureciclo de reciclagem de PP e capacitadas para correta emissão de Notas Fiscais

2. Parceria com recicladores de PP

• Garantia de compra dos subtipos de PP

• Preços mais atrativos e possibilidade de coleta

• Formalidade no processo (emissão de NF)

• Incentivo para aumento da produção

3. Fidelização dos operadores 

Valor diferenciado para o CRE de PP e garantia de recorrência de pagamento,

em média +30% em relação ao valor praticado para o crédito de plástico geral

Qual é o impacto do desenvolvimento da cadeia do PP? 

O  incentivo do CRE diferenciado proporcionado pela parceria Qualy & eureciclo garante uma renda extra às centrais para custear os processos adicionais do manejo do PP.

A separação específica do PP é mais trabalhosa e custosa, pois o material vem com mais impurezas e possui subtipos com valores diferenciados dentro da categoria. 

Quando separado dos demais plásticos, as centrais conseguem vender o PP por um valor mais alto. O retorno financeiro da venda do PP com valores diferenciados e da renda do CRE incentiva as centrais a aumentarem sua capacidade operacional de triagem do material.

A conexão das centrais com recicladores parceiros que compram os subtipos de PP por valores diferenciados, possibilita o aproveitamento de todo o material que chega na operação. Isso garante a formalidade e rastreabilidade do processo, visto que os recicladores parceiros emitem NF, permitindo a geração de CRE. 

Juntos, espalhando o que é bom

R$ 3.664.691,18 investidos no projeto

26.554,92 toneladas de plástico reinseridas no ciclo produtivo

123 centrais beneficiadas em todas as regiões

+3.690 famílias impactadas

Margarinômetro

26.554,92 toneladas* de material reinserido na cadeia, representam uma quantidade equivalente a 1 Bilhão e 328 Milhões de potes de Qualy

Adicionalidade e impacto estruturante de verdade

A Coopervida (SP) saiu de uma produção de 5t/mês e avançou para 22t/mês

61 cooperados beneficiados

A Cooperativa Goiania Viva (GO) saiu de uma produção de 0t/mês e avançou para 18t/mês

36 cooperados beneficiados

Lado a lado com quem transforma com a gente 

"Venho agradecer a eureciclo e seus parceiros, graças a eles e a essa parceria ao longo dos anos que vem nos ajudando a comprar material para o escritório, como computador e impressora, uma moto para adequar nossas coletas a aumentar nossa produção. [...] Graças a eles conseguimos ajeitar nossa prensa, e não precisar sair da nossa venda do material que reduz nossa renda, graças a eles tivemos um aumento da nossa renda. [...] Que deus abençõe e que venham longas parceiras."

Maeli Pinto Marques, RECICRON (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vigia de Nazaré)

Assista aqui o depoimento! https://www.youtube.com/shorts/lHec471RSVQ

"Qualy é a marca de margarina pioneira no uso das melhores tecnologias para suas embalagens, e nosso compromisso em oferecer o melhor para os nossos consumidores é conectado com o compromisso socioambiental. Pensamos na qualidade do produto e em seu ciclo de vida de ponta a ponta, ou seja, olhando lá no final para o descarte correto e reaproveitamento das embalagens. Por isso, a solução da eureciclo é uma importante aliada em nossa jornada sustentável."

Luiz Franco, Presidente de MKT da BRF

Uma boa história para contar

Desde o início, a Qualy tem utilizado a parceria com a eureciclo como uma das principais estratégias para reforçar seu posicionamento no pilar de sustentabilidade.

Vídeo institucional

Merchandising no Mais Você, TV Globo

Landing Page

Conteúdos com influenciadores

Menções na imprensa (Exame)

Conteúdos publicados periodicamente nas redes sociais

Lançamento da campanha com Carlinhos Brown e edição de embalagem especial eureciclo em comemoração ao marco de 12 mil toneladas de plástico compensadas. 

Veja o vídeo institucional do projeto