Qualy + eureciclo
Mudando o mundo um pote por vez
A parceria eureciclo & Qualy fez da marca da BRF uma das empresas pioneiras no Brasil a desenvolver a cadeia de reciclagem através de subtipos de materiais com o polipropileno (PP), um dos polímeros termoplásticos existentes no mercado, além de se consolidar como a primeira marca de margarina a compensar 100% de suas embalagens em âmbito nacional.

O projeto
Fase 1 - Planejamento
- Mapeamento da demanda de PP
- Mapeamento dos atores da cadeia do PP (centrais de triagem, recicladores, parceiros etc.)
- Diagnóstico do perfil de adequação das centrais à cadeia
- Mapeamento dos gargalos da cadeia
Fase 2 - Formalização da estratégia
- Identificação de alternativas de soluções
- Apresentação de proposta para as centrais
- Formalização de cronograma por central de triagem e assinatura de contratos
- Parcerias com recicladores
Fase 3 - Implementação
- Conexão das centrais com o reciclador parceiro
- Operação assistida (acompanhamento das cargas de PP)
- Monitoramento de compensações e pagamentos
Fase 4 - Manutenção e Expansão
- Operação assistida (acompanhamento das cargas, monitoramento e pagamentos)
- Ampliação da rede de operadores parceiros e Estados de atuação
- Apoio às operações com conexões aos recicladores, formalização da cadeia e parcerias.

Mapear para estruturar
Foram identificadas 54 centrais parceiras da eureciclo (operadores privados e organizações de catadores) que trabalham com plástico PP.
66% identificavam o PP parcial ou integralmente nas notas de saída/entrada
Perfil: interessados em aumentar o volume triado, pois o material representa parcela importante da renda.
Ação: engajar no projeto e formalizar o incentivo financeiro do certificado de PP, com o objetivo de auxiliar na estruturação da cadeia do material e aumentar a capacidade operacional.
33% não identificavam o PP nas saídas e/ou entradas
Perfil: interessados em adequar as notas fiscais para vender o PP separadamente.
Ação: fornecer treinamentos e orientações para adequação das notas e realizar a conexão com recicladores.
Afinal, quais são os desafios da cadeia do PP e por que precisamos estruturá-la?
- Não identificação do tipo do material nas notas fiscais
- Restrição de ganhos de escala na estruturação da cadeia do PP em nível nacional
- Ausência de compradores para todos os tipos de PP
- Flutuabilidade do mercado (oferta, demanda, preço de comercialização)
- Falta de incentivo para segregar PP do plástico geral (dificuldade de
- comercialização, instabilidade dos compradores, competição entre as centrais)
- Dificuldades e custos altos na captação e triagem do material (por ex. alta
- taxa de impureza) quando comparado a outros plásticos
- Informalidade de fornecedores e compradores do material (não emissão de NF)
Como resolvemos?
1. Mobilização da rede
Engajamento de 60 centrais de triagem participantes da rede eureciclo de reciclagem de PP e capacitadas para correta emissão de Notas Fiscais
2. Parceria com recicladores de PP
• Garantia de compra dos subtipos de PP
• Preços mais atrativos e possibilidade de coleta
• Formalidade no processo (emissão de NF)
• Incentivo para aumento da produção
3. Fidelização dos operadores
Valor diferenciado para o CRE de PP e garantia de recorrência de pagamento,
em média +30% em relação ao valor praticado para o crédito de plástico geral

Qual é o impacto do desenvolvimento da cadeia do PP?
O incentivo do CRE diferenciado proporcionado pela parceria Qualy & eureciclo garante uma renda extra às centrais para custear os processos adicionais do manejo do PP.
A separação específica do PP é mais trabalhosa e custosa, pois o material vem com mais impurezas e possui subtipos com valores diferenciados dentro da categoria.
Quando separado dos demais plásticos, as centrais conseguem vender o PP por um valor mais alto. O retorno financeiro da venda do PP com valores diferenciados e da renda do CRE incentiva as centrais a aumentarem sua capacidade operacional de triagem do material.
A conexão das centrais com recicladores parceiros que compram os subtipos de PP por valores diferenciados, possibilita o aproveitamento de todo o material que chega na operação. Isso garante a formalidade e rastreabilidade do processo, visto que os recicladores parceiros emitem NF, permitindo a geração de CRE.
Juntos, espalhando o que é bom
R$ 3.664.691,18 investidos no projeto
26.554,92 toneladas de plástico reinseridas no ciclo produtivo
123 centrais beneficiadas em todas as regiões
+3.690 famílias impactadas

Margarinômetro
26.554,92 toneladas* de material reinserido na cadeia, representam uma quantidade equivalente a 1 Bilhão e 328 Milhões de potes de Qualy
Adicionalidade e impacto estruturante de verdade
A Coopervida (SP) saiu de uma produção de 5t/mês e avançou para 22t/mês
61 cooperados beneficiados
A Cooperativa Goiania Viva (GO) saiu de uma produção de 0t/mês e avançou para 18t/mês
36 cooperados beneficiados

Lado a lado com quem transforma com a gente
"Venho agradecer a eureciclo e seus parceiros, graças a eles e a essa parceria ao longo dos anos que vem nos ajudando a comprar material para o escritório, como computador e impressora, uma moto para adequar nossas coletas a aumentar nossa produção. [...] Graças a eles conseguimos ajeitar nossa prensa, e não precisar sair da nossa venda do material que reduz nossa renda, graças a eles tivemos um aumento da nossa renda. [...] Que deus abençõe e que venham longas parceiras."

Assista aqui o depoimento! https://www.youtube.com/shorts/lHec471RSVQ
"Qualy é a marca de margarina pioneira no uso das melhores tecnologias para suas embalagens, e nosso compromisso em oferecer o melhor para os nossos consumidores é conectado com o compromisso socioambiental. Pensamos na qualidade do produto e em seu ciclo de vida de ponta a ponta, ou seja, olhando lá no final para o descarte correto e reaproveitamento das embalagens. Por isso, a solução da eureciclo é uma importante aliada em nossa jornada sustentável."

Uma boa história para contar
Desde o início, a Qualy tem utilizado a parceria com a eureciclo como uma das principais estratégias para reforçar seu posicionamento no pilar de sustentabilidade.






